Marketing para óticas: 11 dicas de como fazer e vender mais!
gobanners
14 de julho de 2024
Pode parecer que esse nicho de mercado não necessita de tanto investimento em propaganda – mas a realidade é que investir em estratégias de marketing para óticas certamente traz resultados melhores e mais consistentes.
Afinal de contas, não podemos nos esquecer de que existe muita concorrência, tanto nos meios físicos quanto digitais.
As óticas lidam com diferentes públicos, desde os que procuram por uma demanda de saúde quanto por uma demanda estética.
Portanto, separe alguns minutinhos para conferir as nossas dicas de marketing para óticas.
Elas foram separadas em duas partes: estratégias para o ambiente online e para o ambiente offline.
Pronto para aumentar as vendas? Então, vamos lá!
Dicas de marketing para óticas no ambiente online
1. Produza fotos bonitas para as redes sociais
Mesmo que o cliente procure a sua ótica encaminhado por um oftalmologista, ele também vai levar em consideração o fator estético, certo?
E nada melhor do que atrair esses clientes com imagens bem produzidas.
Saia do lugar comum das fotos de divulgação das marcas de óculos e invista em fotos inéditas e exclusivas – aliás, isso ajuda a aumentar a identificação com o público, aumentando o engajamento.
2. Poste conteúdo interessante para o seu público
Seja frequente nas redes sociais, mesclando postagens dos óculos, além de outros conteúdos importantes. Existe muito assunto para falar! Exemplos:
- cuidados para preservar os óculos;
- tipos de lentes;
- como escolher a armação de acordo com o formato do rosto;
- dicas de moda e estilo focando nos óculos;
- tira-dúvidas dos clientes e seguidores;
- depoimentos de clientes;
- lançamentos;
- promoções e ofertas;
- unboxing de produtos;
- memes divertidos sobre o tema.
Caso você também tenha um site da sua loja, o marketing para óticas também deve ser colocado em prática nele; então, crie um blog e também divulgue esses conteúdos.
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3. Invista em personalização no atendimento online
Um bom atendimento é essencial, seja presencial ou online. O WhatsApp Business, por exemplo, é uma ferramenta útil por ser popular entre pessoas de várias idades, inclusive os idosos – assim como outros canais de comunicação, incluindo o telefone.
Por isso, ofereça um atendimento personalizado e conveniente. O que pode ser feito pelo aplicativo? Exemplos:
- Tirar dúvidas dos clientes;
- Marcar exames com o optometrista da ótica;
- Mostrar fotos dos produtos para os clientes interessados em comprar;
- Mostrar novidades;
- Divulgar promoções;
- Avisar que os óculos ficaram prontos;
- Fechar uma venda.
4. Crie uma conta no Perfil da Empresa do Google
O Perfil da Empresa (antigo Google Meu Negócio) é uma ferramenta gratuita focada em negócios físicos, sendo, portanto, uma boa estratégia de marketing para óticas.
Na prática, quando você cria a página da sua empresa na plataforma, as pessoas conseguem encontrar a sua ótica mais facilmente – seja digitando o nome da ótica ou alguma palavra-chave relacionada ao segmento (por exemplo: “Ótica em São Paulo”).
Quando o cliente vê as suas informações no Perfil da Empresa, ele tem acesso a várias informações importantes, como os horários de atendimento, endereço, site, telefone, localização no Google Maps, etc.
Além disso, por lá também é possível interagir ao responder dúvidas, divulgar promoções e, ainda, receber avaliações dos seus clientes.
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5. Aposte em anúncios segmentados nas redes sociais
Utilize as ferramentas de anúncios segmentados das redes sociais para alcançar públicos específicos.
Por exemplo: você pode criar campanhas direcionadas para pessoas que usam óculos, pessoas que seguem perfis relacionados à moda e saúde ocular, ou pessoas que moram perto da sua loja. Assim, suas campanhas serão mais eficazes e terão maior alcance.
6. Parcerias com influenciadores digitais
Faça parcerias com influenciadores digitais da sua região que tenham um público-alvo compatível com o seu.
Eles podem ajudar a divulgar a sua marca, mostrar os seus produtos e até mesmo oferecer cupons de desconto para os seguidores. Isso aumenta a visibilidade da sua ótica e atrai novos clientes.
Dicas de marketing para óticas no ambiente offline
1. Atenção às datas comemorativas
As óticas também precisam acompanhar o calendário de datas comemorativas do comércio – afinal, elas são ótimas oportunidades de investir em ações promocionais.
Monte vitrines temáticas para atrair clientes e, dentro da ótica, realize as estratégias de marketing promocional, tais como:
- Liquidações, descontos e ofertas;
- Distribuição de brindes mediante compra;
- Sorteios;
- Ações de fidelização de clientes;
- Ações de trade marketing para aumentar as vendas de determinadas marcas.
2. Invista em propaganda local
Dependendo do perfil dos seus clientes, pode valer a pena investir em propaganda na mídia local como estratégia de marketing para óticas.
Essa é uma forma de você fortalecer a sua marca na região e divulgar ofertas e promoções para o entorno. Vale investir, por exemplo, em anúncios na rádio local e em carro de som. Avalie quais são as mídias mais fortes e que alcançam o seu público.
Outra ferramenta interessante de marketing para óticas é o uso da mochila pirulito.
Com ela, promotores de venda podem ir a eventos e outros locais estratégicos para promover a sua ótica junto aos potenciais clientes.
3. Realize e participe de eventos e workshops na sua ótica
Participe e também organize eventos e workshops para atrair clientes e criar um relacionamento mais próximo com eles.
Pode ser um evento de lançamento de novos produtos, uma palestra sobre cuidados com a visão ou até mesmo um workshop de maquiagem para quem usa óculos.
Esses eventos não só aumentam o tráfego na sua loja, como também fortalecem a imagem da sua marca.
Além disso, faz parte do marketing para óticas a participação em eventos diversos. Uma competição de corrida, por exemplo, pode ser uma oportunidade de mostrar marcas de óculos esportivos próprios.
4. Ofereça consultas gratuitas ou descontos em exames
Atraia novos clientes oferecendo consultas gratuitas ou descontos em exames oftalmológicos em parceria com profissionais da área.
Isso não só traz mais pessoas para a sua ótica, mas também mostra que você se preocupa com a saúde ocular dos seus clientes, criando um vínculo de confiança.
5. Invista em Wind Flag Banners na fachada da ótica
A fachada da sua ótica certamente ganhará um diferencial competitivo ao investir em Wind Flag Banners – aquelas bandeiras de promoção.
Além de reforçar a sua marca, esse formato de banner também produz um efeito giratório interessante sob a ação do vento.
Outra vantagem é que os Wind Flag Banners são os primeiros itens a serem vistos pelo público ao passar na calçada da sua ótica – chamando atenção para uma ação promocional ou para um lançamento especial.
Viu só? Existem várias estratégias de marketing para óticas para você conquistar mais clientes, tanto nos meios online quanto offline. Vale a pena o investimento!
No próximo post, vamos entender melhor como funcionam as bandeiras de promoção para a frente de lojas – e todas as vantagens de utilizá-las.