Como fazer uma boa comunicação visual com banner para sua loja física
gobanners
27 de julho de 2021
A comunicação visual é uma poderosa ferramenta de marketing para a atração de clientes. Trata-se do uso de elementos como cores, imagens e símbolos para a divulgação de mensagens.
Nesse caso, nada melhor do que utilizar essa estratégia de atração em lojas físicas – e o melhor: utilizando um material simples, econômico e altamente eficaz. Sim, estamos falando do banner.
Por isso, a seguir confira algumas dicas de como fazer uma boa comunicação visual com diferentes tipos de banner.
1. Conheça os diferentes tipos de banner para a comunicação visual da loja
O primeiro passo para uma boa comunicação visual com banner é conhecer os diferentes tipos. Eles geralmente têm tamanhos e formatos diferentes que servirão para determinadas ações.
De maneira geral, existem vários tipos de banners, mas aqui vamos destacar os dois que mais chamam atenção em lojas físicas. São eles:
Wind Flag Banner
O Wind Flag Banner é um banner que tem o formato de pena ou gota invertida. Confeccionado em tecido de bandeira, ele pode ser colocado em um suporte de chão ou de outras formas.
O diferencial desse banner é o seu alto impacto visual, já que ele foge do formato tradicional retangular. Aliás, o Wind Flag Banner também pode ser feito em diferentes tamanhos, inclusive de 2 metros de altura.
Ele é muito utilizado na fachada das lojas físicas, pois ele se transforma em um excelente ponto de referência para que as pessoas prontamente identifiquem o seu estabelecimento.
Além disso, ele também é muito utilizado para reforçar a identidade visual da loja na mente do consumidor. A cor e o logotipo, em muitos casos, são os elementos suficientes para que esse banner comunique e reforçe a marca na mente dos clientes.
Banner roll up
Já o banner roll up é outra ferramenta poderosa de comunicação visual. Ele tem o formato de retângulo e é muito fácil e prático de ser utilizado, pois o banner já vem acoplado ao suporte.
Como ele tem um formato maior em relação ao Wind Flag Banner, o banner roll up é muito utilizado quando a empresa precisa divulgar mais informações, que vão além do logotipo.
Esses dois tipos de banners combinados certamente são duas ferramentas importantes na comunicação visual das lojas físicas, pois cada um cumpre bem o seu papel.
2. Pense nos objetivos de uso do banner
Como existem diferentes tamanhos e formatos de banner, a comunicação visual se torna mais eficiente quando você sabe qual será a finalidade dele.
Exemplos:
- Se você tem um restaurante e quer divulgar o cardápio do dia na entrada, precisa de um banner que caiba mais informações, como o banner roll up.
- Se o objetivo é sinalizar a entrada da sua loja para atrair clientes para uma promoção, ou, ainda, apenas reforçar a marca da loja na fachada, então o Wind Flag Banner pode ser o formato ideal.
Por isso, ao escolher o seu banner, pense no objetivo principal dele: vendas, lançamentos, ações promocionais, sinalização, avisos, etc.
3. Defina a identidade visual do banner
Uma boa comunicação visual para loja física precisa de um identidade visual própria da marca – ou da data comemorativa, se for o caso.
Por isso, sempre coloque as cores, as fontes e o logotipo exato – lembrando que no caso de banner, é necessário que as cores tenham um alto contraste e letras de tamanho maior, para possibilitar que as pessoas o enxerguem de longe.
Neste artigo aqui a gente explica melhor sobre a criação de layout para o banner.
4. Escolha o local para a instalação
Como o principal objetivo do banner é atrair a atenção das pessoas, o melhor local de instalação é na entrada da loja física.
Dependendo das leis do seu município, você pode instalá-lo até mesmo na calçada, de modo a não comprometer o fluxo de pedestres, mas garantindo uma melhor visualização.
Mas caso isso não seja possível, existem várias maneiras de deixar um banner bem visível, tais como:
- pendurado em cercas, grades e alambrados (no caso de Wind Flag Banners);
- pregado por meio de ilhós no alto, dentro da vitrine da loja;
- plantado em um vaso na entrada da loja (no caso do Wind Flag Banner).
Dentro da loja, também é possível utilizar banners, seja para dividir os setores ou para sinalizar um local específico – uma promoção ou lançamento de produto, por exemplo.
Em outras palavras, você também pode ser criativo com um banner como ferramenta de comunicação visual.
5. Modifique o layout de acordo com a data comemorativa
Os seus clientes e potenciais clientes também precisam identificar prontamente se a sua loja está com alguma ação comemorativa. Isso também faz parte de uma boa comunicação visual.
Existem cores e elementos visuais que já sinalizam se a loja está em promoção pela Black Friday ou pelo Natal, por exemplo.
Por isso, a dica é investir em banners específicos para essas datas do varejo. No caso dos Wind Flag Banners, por exemplo, você pode encomendar apenas a bandeira nova e utilizar o suporte que já tem – o que torna o custo ainda menor.
Confira agora mais detalhes sobre os Wind Flag Banners e saiba tudo o que eles podem fazer pela comunicação visual do seu negócio!