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Se você quer começar a investir em estratégias de marketing para pet shop, saiba que tomou a decisão certa, principalmente nestes tempos de pandemia e retomada das atividades.

A atual situação tem mudado a mentalidade de todos e os empresários também foram convocados a criarem maneiras de continuar atraindo seus clientes. 

Bom, se você ainda não sabe por onde começar, vamos pelo básico: entender o que é marketing.

Marketing é um conjunto de estratégias que têm o objetivo de atrair mais clientes para a sua marca, fazendo com que você venda mais. 

E se a gente pensar em pet shop, sabemos que todos os dias podemos conquistar mais clientes, certo? Afinal, pessoas precisam de uma série de produtos e serviços para a saúde e o bem-estar de seus animais de estimação.

Por isso, vamos às dicas!



1. Defina e documente as personas do seu pet shop

Este é o primeiro passo do marketing para pet shop. Ele não deve ser pulado nunca. 

Documentar as personas significa colocar no papel todas as informações referentes sobre os seus clientes, tais como:

  • informações demográficas;
  • informações profissionais;
  • gostos e preferências;
  • rotinas;
  • hobbies;
  • canais de comunicação que preferem;
  • redes sociais em que estão;
  • características de quais animais de estimação têm;
  • desejos, expectativas e necessidades em relação a seus pets.

Com base nessas informações – que você vai levantar por meio de pesquisa entre seus clientes –, construa uma ou mais personas que representem a média de seus clientes ativos.

Olha um exemplo de persona definida de marketing para pet shop:

Persona Marketing para Pet Shop
(Imagem: Reprodução / Cherry Vong)

Ah, e uma dica extra: ofereça um brinde a seus clientes em troca das respostas da pesquisa. Essa é uma forma de atraí-los, já que as perguntas também têm um cunho mais pessoal. 

2. Defina as estratégias de marketing para pet shop

Quando você entende quem é a sua persona ideal, fica mais fácil definir quais ações personalizadas podem ser feitas.

Existem aquelas estratégias de marketing para pet shop que podem gerar bons resultados para esse mercado. Alguns exemplos:

  • Oferecimentos de descontos personalizados;
  • Ações de demonstração / degustação de produtos (os pets degustando, é claro!);
  • Brindes exclusivos;
  • Trade marketing dentro do pet shop em PDVs parceiros;
  • Promoção de campanhas solidárias e feiras de adoção;
  • Campanhas de vacinação;
  • Ações de fidelização de clientes, como programa de pontos. 

Saiba mais: Como criar ações de marketing com criatividade e poucos recursos

3. Crie conteúdo de valor para seus clientes

A criação de conteúdo é uma das principais estratégias de marketing para pet shop. Afinal, é por meio deles que você fortalece o relacionamento com seus clientes.

E no mercado de pet shop, definitivamente não falta assunto. Você pode falar, por exemplo, sobre:

  • Calendário de vacinas para pets (aliás, pode enviar notificações personalizadas aos clientes avisando que está na hora de vacinarem seus pets);
  • Dicas de produtos para pets;
  • Tira-dúvidas sobre os tipos de ração;
  • Dicas de cuidados gerais com os pets;
  • Dicas de adestramento;
  • Novidades e lançamentos;
  • Depoimentos de clientes.

Por isso é tão importante conhecer a fundo quem são seus clientes. Na prática, basta segmentá-los (por exemplo: clientes donos de cães idosos; clientes donos de gatos) e passar a publicar conteúdos específicos para eles. 

Quanto aos canais de publicação, dependerá de quais os seus clientes acessam. Redes sociais, e-mail e blog costumam ser os mais comuns. 

4. Diversifique os canais de atendimento

Outra lição importante que a pandemia nos trouxe foi o de diversificar os canais de atendimento ao cliente. Isso também faz parte das estratégias de marketing para pet shop.

Então, saia do básico e passe a oferecer atendimento e suporte em outras ferramentas, tais como:

  1. WhatsApp Business;
  2. Redes sociais;
  3. Telefone;
  4. E-mail;
  5. Chat online no site.

Mais uma vez: escolha canais de atendimento que você sabe que os seus clientes gostariam de ter à disposição. Pergunte sobre isso na pesquisa de definição da persona.

5. Sinalize a entrada do pet shop com wind banners

Se o objetivo do marketing para pet shop é atrair pessoas que podem se tornar clientes, então você também precisa pensar na fachada do estabelecimento.

Na prática, considere o uso de wind banners. Eles são ferramentas simples, mas que causam um alto impacto visual, principalmente por conta do efeito giratório que o vento proporciona à bandeira.

Além de atrair público, os wind banners também ajudam a reforçar a marca na mente do consumidor, o que é outro objetivo do marketing para pet shop.


Quer entender melhor como os wind banners funcionam? Então confira um post completo sobre eles e os motivos que explicam por que eles são as ferramentas ideais para o marketing local do seu pet shop!

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Luis Silvestre
Luis Silvestre
Luis Silvestre é proprietário e fundador da RVB Balões e Infláveis empresa com 20 anos e líder de mercado na fabricação de infláveis promocionais. No Balonismo é tetracampeão brasileiro e presidente da Federação Paulista de Balonismo. Em 2017, com sua esposa Livia Silvestre e sócia Amanda Ferreira fundaram a GoBanners Comunicação Visual, empresa focada na produção de Wind Banners e Banners Roll Up.

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