Se você quer começar a investir em estratégias de marketing para pet shop, saiba que tomou a decisão certa, principalmente nestes tempos de pandemia e retomada das atividades.
A atual situação tem mudado a mentalidade de todos e os empresários também foram convocados a criarem maneiras de continuar atraindo seus clientes.
Bom, se você ainda não sabe por onde começar, vamos pelo básico: entender o que é marketing.
Marketing é um conjunto de estratégias que têm o objetivo de atrair mais clientes para a sua marca, fazendo com que você venda mais.
E se a gente pensar em pet shop, sabemos que todos os dias podemos conquistar mais clientes, certo? Afinal, pessoas precisam de uma série de produtos e serviços para a saúde e o bem-estar de seus animais de estimação.
Por isso, vamos às dicas!
Este é o primeiro passo do marketing para pet shop. Ele não deve ser pulado nunca.
Documentar as personas significa colocar no papel todas as informações referentes sobre os seus clientes, tais como:
Com base nessas informações – que você vai levantar por meio de pesquisa entre seus clientes –, construa uma ou mais personas que representem a média de seus clientes ativos.
Olha um exemplo de persona definida de marketing para pet shop:
Ah, e uma dica extra: ofereça um brinde a seus clientes em troca das respostas da pesquisa. Essa é uma forma de atraí-los, já que as perguntas também têm um cunho mais pessoal.
Quando você entende quem é a sua persona ideal, fica mais fácil definir quais ações personalizadas podem ser feitas.
Existem aquelas estratégias de marketing para pet shop que podem gerar bons resultados para esse mercado. Alguns exemplos:
Saiba mais: Como criar ações de marketing com criatividade e poucos recursos.
A criação de conteúdo é uma das principais estratégias de marketing para pet shop. Afinal, é por meio deles que você fortalece o relacionamento com seus clientes.
E no mercado de pet shop, definitivamente não falta assunto. Você pode falar, por exemplo, sobre:
Por isso é tão importante conhecer a fundo quem são seus clientes. Na prática, basta segmentá-los (por exemplo: clientes donos de cães idosos; clientes donos de gatos) e passar a publicar conteúdos específicos para eles.
Quanto aos canais de publicação, dependerá de quais os seus clientes acessam. Redes sociais, e-mail e blog costumam ser os mais comuns.
Outra lição importante que a pandemia nos trouxe foi o de diversificar os canais de atendimento ao cliente. Isso também faz parte das estratégias de marketing para pet shop.
Então, saia do básico e passe a oferecer atendimento e suporte em outras ferramentas, tais como:
Mais uma vez: escolha canais de atendimento que você sabe que os seus clientes gostariam de ter à disposição. Pergunte sobre isso na pesquisa de definição da persona.
Se o objetivo do marketing para pet shop é atrair pessoas que podem se tornar clientes, então você também precisa pensar na fachada do estabelecimento.
Na prática, considere o uso de wind banners. Eles são ferramentas simples, mas que causam um alto impacto visual, principalmente por conta do efeito giratório que o vento proporciona à bandeira.
Além de atrair público, os wind banners também ajudam a reforçar a marca na mente do consumidor, o que é outro objetivo do marketing para pet shop.
Quer entender melhor como os wind banners funcionam? Então confira um post completo sobre eles e os motivos que explicam por que eles são as ferramentas ideais para o marketing local do seu pet shop!