No post anterior sobre o tema, vimos que dá para continuar fazendo marketing offline sem abrir mão do marketing online. Aliás, unir essas duas estratégias é até recomendado, principalmente se você trabalha com negócios locais.
Nesse caso, saiba que essa união será possível e eficiente a partir de duas bases importantes: um bom planejamento e um bom alinhamento entre as equipes de marketing e vendas.
Confira detalhes no artigo de hoje!
Por que investir em estratégias de marketing online e também offline?
Simplesmente porque os seus clientes circulam nesses dois mundos.
A transformação digital certamente tem modificado os hábitos de consumo e de comportamento das pessoas.
Com isso, nasceram novas formas e estratégias de marketing online, que são voltadas especificamente para atrair esse público e fazer com que as marcas interajam mais de perto com ele, seja nas redes sociais ou em outros canais de mídias digitais. No marketing online, constrói-se um relacionamento mais estreito.
Enquanto isso, essas mesmas pessoas continuam interagindo no ambiente offline. Elas saem, fazem compras, vão à academia, à farmácia, ao pet shop, ao mercado. E empresas que não se preocupam tanto em criar estratégias de atrair esses clientes a entrar em suas lojas, logo serão esquecidas – já que o concorrente pode estar na porta ao lado.
Além disso, é importante lembrar que nem sempre o perfil de público do seu estabelecimento utiliza bem os recursos digitais – tanto por questão de idade quanto por outras questões socioeconômicas. E se esse público é o seu potencial cliente, você precisa reforçar as suas estratégias offline.
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Dicas para alinhar as estratégias de marketing online e offline
Bom, depois que entendemos que é importante continuarmos investindo em marketing offline sem abrir mão do marketing online, vamos falar sobre alguns pontos que você precisa considerar.
Antes de tudo, vale lembrar que o objetivo do marketing é sempre o de preparar o seu público para que ele se sinta atraído pela sua oferta. Após isso, a equipe de vendas entra em ação. Ou seja, esses dois times precisam entrar em campo conhecendo exatamente suas funções no jogo.
Vamos às dicas:
Crie um planejamento estratégico integrado
Todo o seu planejamento de marketing precisa ser pensado de forma integrada, caso queira alinhar as estratégias online e offline.
Na prática, crie um objetivo principal e a partir dele, elabore as metas e ações a serem realizadas nos dois ambiente.
Um exemplo simples: o seu objetivo principal é o de dobrar as vendas em 12 meses.
A partir daí, pense no que pode ser feito no marketing online e offline para atingir esse objetivo. As metas podem ser quebradas em diversas ações, tais como:
- Desenvolvendo ações específicas nas redes sociais para aumentar o engajamento do público e fazê-lo comprar em sua loja;
- Ações específicas no PDV: degustação de produtos, brindes, sorteios, liquidações, etc.;
- Estar presente no Google Meu Negócio e estimular os clientes a fazerem avaliações na página;
- Criar eventos específicos para seu público e fazer campanha nas redes sociais.
A lista de estratégias não para. Dá para usar a criatividade para atrair a atenção do público nesses dois ambientes.
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Documente as suas personas
No marketing, a persona é a representação fictícia do seu cliente ideal. Sem ela, fica difícil colher resultados positivos no marketing online e no offline, além de consequências negativas, como o desperdício de verba, já que não há uma segmentação clara.
Conhecer a fundo o seu cliente – seus aspectos socioeconômicos, interesses, hobbies, desejos de compra, hábitos de consumo, necessidades, etc. – é fundamental para que você saiba exatamente como cativá-lo.
Afinal, se o seu potencial cliente está em peso no Instagram, não faz sentido você gerar conteúdo no Twitter. Se o seu público ouve a rádio da cidade, a sua empresa precisa estar lá. Se ele ama corrida de rua, a sua marca pode criar um evento esportivo anual ou patrocinar um que já exista.
Então, pesquise. Não importa se vai demorar mais um tempo para analisar tudo e montar os perfis de suas personas. Aliás, você pode até terceirizar essa tarefa para alguma empresa especializada. Entender o seu público é estratégico e fará a diferença em todas as suas ações promocionais.
Use as redes sociais para se relacionar com seus clientes
As redes sociais são espécies de termômetro para as marcas. Nelas, os consumidores sentem-se mais à vontade para exporem dúvidas, fazerem reclamações, elogiarem serviços, etc.
Então, é preciso que a sua marca esteja presente nas redes sociais em que o seu público esteja. E mais do que isso: elas são canais poderosos de interação e de vendas – ao dar atenção ao seus clientes, eles se sentem pertencentes à comunidade que você criou e isso se refletirá em suas vendas.
Por isso, não tenha medo de responder a críticas (sempre de forma respeitosa), de agradecer elogios, de esclarecer dúvidas e de criar conteúdo que engaje o seu público. Certamente isso se refletirá em seu estabelecimento offline.
Crie ações promocionais nos PDVs com ferramentas offline estimule o compartilhamento nas redes sociais
A dica é utilizar no PDV uma ferramenta de mídia que seja atraente e com a identidade visual da marca. Com isso, você trabalha em uma campanha offline, mas que também estimule a participação do seu público nas redes sociais, valorizando a sua marca.
A ferramenta de mídia pode ser utilizada para a criação de fotos para as redes sociais e também pode gerar incentivo para que seus clientes publiquem fotos do seu PDV mostrando a ferramenta – com isso ele pode ganhar um desconto, um brinde ou outro estímulo para voltar a comprar de você.
Mas de que ferramenta estamos falando? Dos Wind Flag Banners personalizados.
Confira a seguir 4 boas razões para utilizá-lo em sua ação promocional.