Vale a pena investir em marketing para provedores de internet. Afinal, mesmo que a sua empresa já domine uma boa carteira de clientes, sempre é preciso sair à frente da concorrência.
É preciso ter em mente que toda estratégia de marketing precisa atrair um perfil de pessoas que possam se interessar pelo seu negócio, a fim de que você atinja um objetivo final – que pode ser vender mais, aumentar o ticket médio de faturamento, etc.
Por isso, neste artigo vamos dar dicas para você iniciar os primeiros passos para planejar o marketing do seu negócio ISP.
Documente a persona do seu provedor de internet
No marketing para provedores de internet, a persona é a representação fictícia do seu cliente ideal com base em dados reais.
Isso significa que você precisa fazer uma pesquisa entre os seus clientes para entender dados como:
- dados pessoais (idade, escolaridade, profissão, renda, estado civil, etc.);
- necessidades e comportamentos (por quê e como eles consomem a internet?);
- problemas enfrentados (por que eles se irritam com provedores de internet?);
- desejos e expectativas (o que eles gostariam de ter em relação à internet e não têm?);
- quais canais de atendimento esses clientes preferem;
- em quais redes sociais estão;
- como o seu provedor de internet pode resolver todas as demandas identificadas.
A partir das respostas, é possível identificar um ou mais perfis de clientes parecidos – nascendo, enfim, a sua persona (ou personas). Ficará muito mais fácil saber como abordá-las com as estratégias de marketing.
Estabeleça os objetivos do marketing que você colocará em prática
Dentro das estratégias de marketing para provedores de internet, podem haver vários objetivos a serem atingidos. Exemplos:
- vender mais pacotes de internet;
- lançar um serviço novo;
- conquistar mais clientes;
- aumentar o ticket médio das vendas e mensalidades.
É importante que ao lado do objetivo estejam documentadas as metas também, com quantidade e prazos de conclusão.
Crie planos de upgrade para os clientes
Como os provedores de internet geralmente oferecem diferentes planos para os clientes, desde os básicos aos pacotes mais completos, vale a pena criar uma estratégia de incentivá-los ao upgrade.
O objetivo aqui é tanto fidelizar os clientes – oferecendo opções ainda melhores de internet – quanto aumentar o ticket médio mensal do seu provedor.
Na prática, podem ser criadas diferentes estratégias para incentivar esse upgrade, como promoções, propaganda online e offline, etc.
Monte ações promocionais para fidelizar os clientes
As ações promocionais sempre são excelentes estratégias de marketing para provedores de internet, inclusive em datas comemorativas.
Afinal, elas costumam reunir criatividade e simplicidade, de modo a atrair a atenção da sua persona.
Exemplos de ações promocionais para provedores de internet são:
- promoções de upgrade;
- ofertas especiais para novos clientes;
- sorteios;
- distribuição de brindes;
- estratégias de branding (reforço da marca).
Pense em atrair novos clientes nos meios online e offline
Dentro das estratégias de marketing para provedores de internet, é muito importante que a sua empresa esteja nos lugares onde a persona também está.
Nos canais online, vale construir perfis nas redes sociais, enviar e-mail marketing e também ampliar os canais de atendimento nos aplicativos de mensagem.
Lembre-se que todos esses canais servem para aumentar a sua interação com os clientes e potenciais clientes. Você consegue atraí-los ao publicar conteúdos interessantes para eles – como dicas de uso da internet, dicas de filmes e séries, tirar dúvidas, etc. Estimule sempre a interação.
Mas também não se esqueça dos meios offline. Em frente ao seu estabelecimento, é preciso chamar atenção das pessoas, já oferecendo os melhores planos e os melhores preços de pacotes de internet.
Nesse caso, no próximo post você vai entender como utilizar bandeiras de promoção na frente da loja cumpre esse trabalho de atrair mais clientes para o seu estabelecimento.