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Wind Flag Banners Leia em 5 minutos

Banner de promoção: como utilizá-lo nas principais datas do varejo

Amanda Ferreira

Amanda Ferreira

12 de setembro de 2025

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Confira todos os detalhes neste post!

Quais as vantagens dos banners de promoção para o varejo?

Não vamos te deixar curioso até o final do artigo. A principal característica de um banner de promoção é o seu alto poder de personalização, o que inclui:

  • tamanho: ele pode ter tamanhos menores ou ultrapassar os 2 metros de altura;
  • identidade visual do seu negócio: a impressão é feita em alta resolução para preservar as cores certas da sua marca;
  • forma de instalação: ele pode ser apoiado no solo, plantado em um vaso ou pendurado em paredes, grades e cercas.

 

Banner Promocional

Existem diferentes tipos de banner de promoção. Dois exemplos bem interessantes são o banner roll up e o Wind Flag Banner.

O banner roll up é um banner de chão bem conhecido pela sua simplicidade e alto poder de personalização. Ele é composto basicamente por duas partes, já que o banner vem preso ao suporte – basta desenrolá-lo e encaixá-lo na base.

Já o Wind Flag Banner tem o formato de uma bandeira em gota invertida ou em pena. Ao ser colocado em ambientes externos, o banner balança sob a ação do vento, produzindo um efeito interessante.

Além dessas características, também podemos citar que o banner de promoção pode ser reutilizado em outras ocasiões; ou seja, não é uma mídia descartável, como um outdoor, por exemplo. Por isso, o seu custo-benefício é tão alto.

Por essas e outras vantagens, o banner de promoção é uma ótima ferramenta para divulgar as ofertas da sua loja!

Leia também | 10 ações de marketing offline para complementar o marketing digital da sua empresa

Como utilizar o banner de promoção nas principais datas de varejo?

Já falamos aqui no blog sobre as principais datas de varejo para você se preparar o quanto antes. Por isso, confira dicas de como utilizá-lo em suas ações!

1. Defina o objetivo do seu banner promocional

Antes de produzir qualquer banner, tenha clareza sobre o objetivo principal da comunicação. Você quer apenas sinalizar que há uma promoção? Ou pretende destacar ofertas específicas, combos ou prazos?

Por exemplo: 

  • Se o foco é chamar atenção de longe, um Wind Flag Banner com visual impactante e poucos textos pode ser o ideal.
  • Se a ideia é detalhar condições, o banner roll up permite mais conteúdo sem comprometer a legibilidade.

2. Escolha o tipo de banner conforme a data comemorativa

Algumas datas exigem mais impacto visual, outras pedem uma comunicação mais emocional ou explicativa. Veja exemplos:

  • Black Friday: banners com cores vibrantes e poucas palavras, que comuniquem urgência.
  • Natal: visual mais acolhedor, com destaque para o clima festivo e ofertas presentes.
  • Dia das Mães ou Dia dos Namorados: design com foco emocional e sugestões de presentes.
  • Volta às aulas: cores vivas, preços baixos e kits promocionais em destaque.
Banner para Black Friday
Black Friday 2020
Wind Flag Banner para Páscoa

3. Adapte o banner ao espaço disponível

Nem todo estabelecimento possui grandes áreas livres para instalação. Analise o layout da sua loja e pense na circulação de pessoas:

  • Sem espaço na entrada? Use Wind Flag Banners em vasos ou fixos em paredes externas.
  • Tem uma área de destaque no interior da loja? O banner roll up pode servir como apoio visual próximo aos produtos em promoção.

4. Posicione estrategicamente os banners de promoção

O local onde o banner é instalado influencia diretamente sua eficiência:

  • Fachadas e calçadas: ideal para captar a atenção de quem ainda não entrou.
  • Pontos de fluxo interno: próximo aos caixas, corredores ou setores em destaque.
  • Vitrine: use banners menores como complementos visuais na decoração promocional.
Wind Flag Banner Telefonia Oi
Wind Flag Banner Sorveteria Sorveleve
Wind Flag Banner Praia Bora Bora
Banner Roll Up Tecnologia Advisors On

5. Escolha o conteúdo conforme o tipo de banner

  • Para conteúdo objetivo e direto ao ponto, prefira frases curtas como:
    “Só hoje”, “Descontos de até 70%”, “Black Friday aqui”.
  • Para informações mais detalhadas, como combos ou formas de pagamento, use textos maiores e tópicos no layout.

Leia também | Ações externas de marketing: como potencializar ações ao ar livre?

6. Use o banner de promoção como parte de uma campanha integrada

Não pense no banner como um item isolado. Ele pode (e deve) reforçar a comunicação feita em:

  • Redes sociais;
  • Anúncios online;
  • Material de PDV;
  • Áudio na loja.

A mensagem visual precisa ser coerente em todos os canais, fortalecendo a lembrança da campanha.

7. Reutilize banners promocionais atemporais

Banners que contêm frases genéricas como “Descontos imperdíveis” ou “Ofertas especiais” podem ser guardados e utilizados em outras ações.

Dica: invista em materiais resistentes à água e ao sol se a ideia for reutilizar com frequência.

8. Faça testes com diferentes formatos e layouts

Se possível, teste dois modelos de banner diferentes em locais distintos da loja:

  • Qual chama mais atenção?
  • Qual converte mais (traz mais pessoas para dentro)?
  • O que tem melhor visualização a pé e de carro?

Com base nesses dados, invista nos formatos que dão mais retorno.

9. Abuse da criatividade para destacar o banner de promoção

Não tenha medo de ousar no design. Um banner criativo faz mais do que divulgar uma promoção — ele pode se tornar um elemento de atração e engajamento.

Algumas ideias:

  • Ilustrações e elementos gráficos grandes;
  • Fotos de produtos com destaque de preço;
  • Uso de QR codes para ofertas exclusivas online.
porta-banner-roll-up-retratil-medidas-cacau-show
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Lembre-se que a ideia do banner promocional será sempre o de atrair atenção das pessoas. E mesmo sendo de um tamanho menor, quanto mais criativo for o layout, melhor para suas vendas.

No próximo post, separamos 5 dicas de design para o seu banner atrair a atenção do público.

 

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Amanda Ferreira da GoBanners

Amanda Ferreira

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