Dia-do-Consumidor
Dia do Consumidor: prepara-se para oferecer uma experiência incrível
2 de março de 2021
Marketing-para-provedores-de-internet
Marketing para provedores de internet: por onde começar?
11 de março de 2021

Pode parecer que esse nicho de mercado não necessita de tanto investimento em propaganda – mas a realidade é que investir em estratégias de marketing para óticas certamente traz resultados melhores e mais consistentes. 

Afinal de contas, não podemos nos esquecer de que existe muita concorrência, tanto nos meios físicos quanto digitais. As óticas lidam com diferentes públicos, desde os que procuram por uma demanda de saúde quanto por uma demanda estética.

Portanto, separe alguns minutinhos para conferir as nossas dicas de marketing para óticas. Elas foram separadas em duas partes: estratégias para o ambiente online e para o ambiente offline

Pronto para aumentar as vendas? Então, vamos lá!

Dicas de marketing para óticas no ambiente online

Produza fotos bonitas para as redes sociais

Mesmo que o cliente procure a sua ótica encaminhado por um oftalmologista, ele também vai levar em consideração o fator estético, certo? 

E nada melhor do que atrair esses clientes com imagens bem produzidas. Saia do lugar comum das fotos de divulgação das marcas de óculos e invista em fotos inéditas e exclusivas – aliás, isso ajuda a aumentar a identificação com o público, aumentando o engajamento. 

Poste conteúdo interessante para o seu público

Seja frequente nas redes sociais, mesclando postagens dos óculos, além de outros conteúdos importantes. Existe muito assunto para falar! Exemplos:

  • Cuidados para preservar os óculos;
  • Tipos de lentes;
  • Como escolher a armação de acordo com o formato do rosto;
  • Dicas de moda e estilo focando nos óculos;
  • Tira-dúvidas dos clientes e seguidores;
  • Depoimentos de clientes;
  • Lançamentos;
  • Promoções e ofertas;
  • Unboxing de produtos;
  • Memes divertidos sobre o tema. 

Caso você também tenha um site da sua loja, o marketing para óticas também deve ser colocado em prática nele; então, crie um blog e também divulgue esses conteúdos.

Capriche no atendimento por WhatsApp Business

Também faz parte do marketing para óticas o atendimento online, mesmo que as lojas sejam físicas. E o WhatsApp Business é uma boa ferramenta por ser popular entre pessoas de várias idades, inclusive idosos. 

E nada melhor do que oferecer aos clientes essa comodidade de serem atendidos em determinadas demandas sem precisarem sair de casa. Mas o que pode ser feito pelo aplicativo? Exemplos:

  • Tirar dúvidas dos clientes;
  • Marcar exames com o optometrista da ótica;
  • Mostrar fotos dos produtos para os clientes interessados em comprar;
  • Mostrar novidades;
  • Divulgar promoções;
  • Avisar que os óculos ficaram prontos;
  • Fechar uma venda.

Crie uma conta no Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita focada em negócios físicos, sendo, portanto, uma boa estratégia de marketing para óticas.

Na prática, quando você cria a página da sua empresa na plataforma, as pessoas conseguem encontrar a sua ótica mais facilmente – seja digitando o nome da ótica ou alguma palavra-chave relacionada ao segmento (por exemplo: “Ótica em São Paulo”). 

Google Meu Negócio

Quando o cliente vê as suas informações no Google Meu Negócio, ele tem acesso a várias informações importantes, como os horários de atendimento, endereço, site, telefone, localização no Google Maps, etc.

Além disso, por lá também é possível interagir ao responder dúvidas, divulgar promoções e, ainda, receber avaliações dos seus clientes. 

Dicas de marketing para óticas no ambiente offline

Atenção às datas comemorativas

As óticas também precisam acompanhar o calendário de datas comemorativas do comércio – afinal, elas são ótimas oportunidades de investir em ações promocionais.

Monte vitrines temáticas para atrair clientes e, dentro da ótica, realize as estratégias de marketing promocional, tais como:

  • Liquidações, descontos e ofertas;
  • Distribuição de brindes mediante compra;
  • Sorteios;
  • Ações de fidelização de clientes;
  • Ações de trade marketing para aumentar as vendas de determinadas marcas.

Invista em propaganda local

Dependendo do perfil dos seus clientes, pode valer a pena investir em propaganda na mídia local como estratégia de marketing para óticas.

Essa é uma forma de você fortalecer a sua marca na região e divulgar ofertas e promoções para o entorno. Vale investir, por exemplo, em anúncios na rádio local e em carro de som. Avalie quais são as mídias mais fortes e que alcançam o seu público.

Invista em wind banners na fachada da ótica

A fachada da sua ótica certamente ganhará um diferencial competitivo ao investir em wind banners – aquelas bandeiras de promoção.

Além de reforçar a sua marca, esse formato de banner também produz um efeito giratório interessante sob a ação do vento. 

Outra vantagem é que os wind banners são os primeiros itens a serem vistos pelo público ao passar na calçada da sua ótica – chamando atenção para uma ação promocional ou para um lançamento especial.

Viu só? Existem várias estratégias de marketing para óticas para você conquistar mais clientes, tanto nos meios online quanto offline. Vale a pena o investimento!
No próximo post, vamos entender melhor como funcionam as bandeiras de promoção para a frente de lojas – e todas as vantagens de utilizá-las.

cta comprar wind banner

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: